NOVIDADES › NEUROCIRURGIA

Fratura Osteoporótica da Coluna Vertebral

A coluna vertebral e composta por 33 ossos chamados de vértebras. As vértebras são interconectadas pelos discos inter-vertebrais, que são estruturas fibro-cartilaginosas. Normalmente existem 7 vértebras cervicais, 12 vértebras torácicas, 5 vértebras lombares, 5 vértebras sacrais e 4 ossos coccígeos fundidos.

            A osteoporose e um problema de saúde publica mundial. Aproximadamente 100 milhões de pessoas no mundo estão sob risco de fraturas osteoporóticas, sendo que metade dessas fraturas ocorrem na coluna vertebral.

            As fraturas osteoporóticas da coluna vertebral se manifestam clinicamente com dor no local da fratura e, dependendo do grau e localização da fratura, podem ocorrer sequelas neurológicas. Com o passar do tempo e não tratamento das fraturas, o quadro pode evoluir com deformidade da coluna, dor crônica e até dificuldades de locomoção e respiração.

            O diagnóstico da fratura e feito através de exames de imagem, como o RX da coluna, tomografia computadorizada e a ressonância magnética da coluna. Já o diagnóstico da osteoporose é feito através do exame de densitometria óssea, também sendo usados exames de laboratório para dosagem de cálcio e vitamina D no sangue.

            O tratamento clínico da osteoporose começa com a prevenção. É recomendado que se maximize a massa óssea corporal desde a adolescência, assim como sua manutenção na vida adulta e prevenção da perda de massa óssea na terceira idade, em especial, em mulheres pós-menopausa. Para tanto, hábitos de vida saudáveis, evitar-se o tabagismo, alimentação adequada e exercícios físicos regulares são imprescindíveis.

            O tratamento medicamentoso da osteoporose envolve o uso de medicações chamadas de bifosfonados, como o alendronato, o risedronato e o ibandronato, além da reposição de cálcio e vitamina D. A reposição hormonal nas mulheres pós-menopausa, quando devidamente indicada por um especialista, também é muito importante. Casos de osteoporose grave como em pacientes com câncer, podem necessitar o uso do ácido zoledrônico, uma medicação de uso endovenoso.

            Já as fraturas osteoporóticas da coluna vertebral em si, dependendo da avaliação desta fratura nos exames de imagem e da avalição neurológica do paciente, podem necessitar desde o tratamento clinico, uso de coletes e medicações analgésicas, até a necessidade de uma cirurgia. Além disso, o tratamento fisioterapêutico também tem papel importante nesta patologia.

            Como a dor da fratura osteoporótica da coluna vertebral costuma ser intensa, é comum a necessidade de tratamento da dor com medicações mais fortes, por vezes com uso de opióides. Contudo, o uso dessas medicações, em especial em idosos, pode gerar efeitos colaterais desagradáveis e até intoleráveis.

            Por esta razão, em alguns pacientes, o opção cirúrgica torna-se necessária. Como geralmente os pacientes com fraturas osteoporóticas da coluna vertebral são pacientes idosos e com osso de má qualidade, as técnicas convencionais de fixação da coluna vertebral com placas, parafusos e próteses não são indicadas.

            Para estes pacientes tem-se as opções da vertebroplastia e cifoplastia, que são procedimentos percutâneos, feitos através de uma agulha de punção guiada por raios-X. Estas são técnicas minimamente invasivas com altas taxas de sucesso no controle da dor e realizadas com segurança pelo profissional especialista capacitado.


NOVIDADES
Rizotomias
Postado em 09/07/2018
CONTATO


Eu
Consultório
Clínica Neurológica
Trav. Dom Romualdo de Seixas, 1698
Ed. Zion Business, sala 2303
CEP: 66055-200, Bairro Umarizal
Belém-Pará-Brasil
Veja como chegar
Fone: (91) 3038-1088
Email: caflobao@yahoo.com.br
Ambulatório Hospitalar
Hospital Saúde da Mulher
Trav. do Chaco, 1503, 1º andar
CEP: 66085-220, Bairro Marco
Belém-Pará-Brasil
Veja como chegar
Fone: (91) 3181 7000 | 3239 9000
Ambulatório Hospitalar
Hospital Porto Dias PRIME
Trav. Mauriti, 3111, Bloco D - 2º andar - Consultório 04
CEP: 66093-020, Bairro Marco
Belém-Pará-Brasil
Veja como chegar
Fone: (91) 3184 9999 | (91) 3084 3000 | (91) 99333 9635
Copyright @ 2012 - Todos os direitos reservados