O tronco cerebral é uma das partes mais antigas de nosso encéfalo, tanto do ponto de vista evolutivo quanto embriológico.
Ele está envolvido no controle das funções básicas e vitais do nosso organismo, e por isso, são funções que nos permitem ficar vivos, como a respiração, os batimentos cardíacos e o controle da pressão arterial.
Também é no tronco cerebral que se encontra os pontos de regulação (núcleos) de nervos que controla diversas funções da nossa cabeça como o movimento dos olhos, sensibilidade e movimento do rosto, movimento e sensibilidade da língua e deglutição.
Por esse motivo, as funções relacionadas com o tronco cerebral são e importância extrema para nossa vida.
Doenças que afetam esta parte do encéfalo se caracterizam por serem doenças graves que podem alterar funções vitais do nosso corpo.
Diversas doenças podem acometer o tronco cerebral, ou estarem localizadas próximas a ele e causar o seu mal funcionamento, como os AVCs de tronco cerebral, os tumores, as doenças inflamatórias e infecciosas.
Cada uma dessas doenças possui um diagnóstico e tipo de tratamento próprios. Algumas com medicações, algumas com cirurgias e algumas com reabilitação específica.
Em caso de dúvida em relação a essas patologias, procure um especialista.