Clipagem: Em se tratando de aneurismas, utiliza-se a técnica micro-neurocirúrgica para a clipagem e total exclusão do aneurisma do restante da circulação sanguínea cerebral. Métodos endovasculares, sem a abertura do crânio, também são utilizados, na dependência do tipo, tamanho e localização do aneurisma.
Cirurgias para o AVC isquêmico: Alguns tipos de isquemia cerebral devem ser tratados com abordagem neurocirúrgica. Conforme a patologia em questão, tanto a cirurgia aberta para descompressão e revascularização do cérebro, como técnicas endovasculares, sem a abertura do crânio, podem ser empregadas dependendo da necessidade do caso.
Bloqueios de nervos: São realizados com anestesia local e, por vezes, sedação. É o bloqueio da condução nervosa da dor utilizando-se anestésicos locais. Nesses bloqueios é comum associar-se anti-inflamatórios e, algumas vezes, outras substâncias como o álcool e o fenol.
Rizotomias percutâneas: Também realizadas com anestesia local e sedação é a abordagem a nervos e raízes nervosas que causam dores em seu território de inervação. Para tanto se utilizam agentes farmacológicos e agentes físicos como as ondas de radiofrequência. As ondas de radiofrequência agem nos nervos modulando sua condução nervosa para estímulos dolorosos.
Compressão do nervo trigêmeo por balão: Através de uma punção com uma agulha à 2cm do canto da boca do lado envolvido é possível atingir-se o nervo trigêmeo. Esta técnica minimamente invasiva é uma modalidade de tratamento muito utilizada para a dor da neuralgia do trigêmeo. Por dentro da agulha de punção é passado um pequeno balão que comprime o nervo por alguns segundos. O resultado é a diminuição da condução do estímulo doloroso do nervo trigêmeo para o cérebro.
Cifoplastia e vertebroplastia: Utilizadas nos casos de fraturas patológicas da coluna vertebral causadas por osteoporose ou tumores. É feita uma punção com agulha da vértebra atingida utilizando-se um aparelho de RX contínuo dentro da sala de cirurgia. No interior da vértebra fratura é criada uma cavidade remodelando a altura do corpo da vértebra. Dentro desta cavidade é inserido um material acrílico em alta temperatura que endurece e atinge as terminações nervosas tratando a dor da fratura.
Implantes de estimuladores e bombas de infusão: Algumas dores crônicas podem ser tratadas com o implante de geradores de correntes elétricas ou bombas que infundem analgésicos e atingem o sistema nervoso central (encéfalo e medula espinhal).