Micro-Neurocirurgia
A micro-neurocirurgia faz uso de microscópios cirúrgicos para o tratamento de lesões neurológicas aliando a capacidade de magnificação desses microscópios de última geração com o constante avanço do conhecimento micro-neurocirúrgico para aumentar a efetividade e segurança do tratamento dessas doenças.
A micro-neurocirurgia começou a ser utilizada nas décadas de 1950 e 1960 e desde então diversos neurocirurgiões têm se especializado no uso dessas técnicas, que requerem um constante aperfeiçoamento técnico, e cujos resultados são capazes de lidar com doenças graves que afetam locais delicados do sistema nervoso central e periférico.
Através de potentes lentes de aumento, das modernas fontes de iluminação e a equipamentos de vídeo cada vez mais nítidos, o neurocirurgião e sua equipe têm sua capacidade de visão aumentada. Com o detalhado conhecimento micro-anatômico e constante aperfeiçoamento técnico é possível alcançar-se estruturas complexas e profundas, como as localizadas na base do crânio, na profundidade cérebro, na órbita e face e em outras regiões com estruturas neurais delicadas.
Dentre as doenças que podem ser tratadas com a micro-neurocirurgias citam-se os tumores cerebrais, os tumores da base do crânio, os aneurismas cerebrais, malformações neurológicas, doenças da coluna vertebral como compressões neurais, hérnias de disco e tumores da coluna e medula, casos selecionados de epilepsia, doenças dos nervos periféricos, dentre diversas outras doenças neurológicas.