NOVIDADES › NEUROLOGIA

Eletroneuromiografia

A eletroneuromiografia (ENMG) é um exame diagnóstico que avalia a função de nervos e músculos do corpo. É feita por um médico que tenha passado por treinamento e tenha especialização na realização do exame. É um exame que depende da cooperação e atuação em conjunto do médico e do paciente, pois requer a colocação de eletrodos em forma de finas agulhas nas partes do corpo que vão ser examinadas. A sensação do paciente pode ser de choque e por vezes de alguma dor suportável, por isso requer não só um profissional treinado e competente, mas também o auxílio e colaboração constante do paciente.

            A ENMG tem papel de importância muito grande no diagnóstico de algumas patologias neurológicas como as neuropatias (mononeuropatias, polineuropatias, radiculopatias, plexopatias, etc), as miopatias (inflamatórias, para-neoplásicas, hereditárias, etc) e em várias outras doenças que atingem o sistema nervoso central e periférico.

            A ENMG também é uma importante ferramenta utilizada para a definição de alguns tratamentos como para se avaliar a gravidade de um paciente com síndrome do túnel do carpo, por exemplo, para se definir o melhor nível para se operar um paciente com artrose da coluna e até para se fazer o diagnóstico diferencial de doenças neurológicas graves como a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), síndrome de Guillain-Barré, Poliomielite e Miastenia gravis. Também tem um valor prognóstico, ou seja, para acompanhamento e avaliação do tempo e curso das doenças.

            Quando for realizar seu exame de ENMG compareça á clínica com antecedência ao horário marcado, bem alimentado, com roupas folgadas e confortáveis e evite o uso de adornos, cremes e hidratantes. O exame não pode ser realizado com sedação e necessita da ajuda do paciente que deve permanecer consciente. Converse com seu médico antes da realização do exame para que esteja a vontade e confortável quando for realizá-lo. A ENMG não pode ser realizada em pacientes com marca-passos, com problemas de coagulação do sangue ou com lesões graves na pele.

A eletroneuromiografia é realizada pela Dra. Maria de Jesus Prazeres, médica Neurologista, na Clínica Neurológica - contato 3038-1088.


NOVIDADES
CONTATO


Eu
Consultório
Clínica Neurológica
Trav. Dom Romualdo de Seixas, 1698
Ed. Zion Business, sala 2303
CEP: 66055-200, Bairro Umarizal
Belém-Pará-Brasil
Veja como chegar
Fone: (91) 3038-1088
Email: caflobao@yahoo.com.br
Ambulatório Hospitalar
Hospital Saúde da Mulher
Trav. do Chaco, 1503, 1º andar
CEP: 66085-220, Bairro Marco
Belém-Pará-Brasil
Veja como chegar
Fone: (91) 3181 7000 | 3239 9000
Ambulatório Hospitalar
Hospital Porto Dias PRIME
Trav. Mauriti, 3111, Bloco D - 2º andar - Consultório 04
CEP: 66093-020, Bairro Marco
Belém-Pará-Brasil
Veja como chegar
Fone: (91) 3184 9999 | (91) 3084 3000 | (91) 99919 3232
Copyright @ 2012 - Todos os direitos reservados