NOVIDADES › NEUROCIRURGIA

Hérnia de Disco

Hérnia de Disco

 

O termo hérnia de disco significa a saída ou projeção de uma porção do disco intervertebral de seu local normal. O disco intervertebral é a cartilagem que se localiza entre os corpos das vértebras da coluna vertebral.

            Como no interior da coluna vertebral passam importantes elementos neurais, como a medula espinhal e as raízes neurais, essas hérnias podem comprimir as estruturas neurais e causar sintomas relacionados a esta compressão.

            A coluna vertebral do ser humano é dividida, conforme a sua localização, nos segmentos cervical, torácico, lombar e sacral. As hérnias de disco ocorrem com mais frequência nas porções mais móveis da coluna, em especial, na região lombar. Todavia, também existe hérnias nos segmentos cervical e torácico.

            Conforme a localização da hérnia, o paciente apresentará tipos diferentes de sintomas. Hérnias nas regiões mais altas podem afetar os braços, pernas e podem afetar algumas funções fisiológicas como a micção, evacuação e deambulação, já as hérnias mais baixas, afetam apenas as pernas e podem afetar as funções fisiológicas acima citadas.

            As causas das hérnias de disco são variadas, desde causas genéticas, passando pela sobrecarga do peso corporal, sobrecarga de atividades de trabalho e atividades físicas excessivas até os vícios posturais individuais de cada pessoa.

            É importante se identificar os sintomas de hérnias discais para que estas possam ser tratadas o quanto antes, uma vez que compressões neurais não tratadas podem gerar sequelas para o paciente.

            Dentre os sintomas mais frequentes encontram-se a dor irradiada, que é a dor no trajeto da raíz neural que está sendo comprimida pela hérnia. Neste caso podem haver sintomas nos braços ou nas pernas e muito raramente no tórax. Também são comuns os sintomas sensitivos relacionados ás compressões como os formigamentos, câimbras e até mesmo a perda da sensibilidade em parte dos membros. Caso mais graves podem cursar com perda de força dos membros, dificuldade para andar e até a perda do controle de esfíncteres urinário e fecal.

            O tratamento da hérnia de disco varia deste o tratamento com repouso, medicação, tratamento fisioterápico e postural até o tratamento cirúrgico que, conforme o caso, pode ser necessária técnica descompressiva, que atualmente se faz através de acessos minimamente invasivos, até a possibilidade de ser necessária instrumentação da coluna com placas, parafusos, hastes e próteses.

 


NOVIDADES
Fibromialgia
Postado em 25/06/2017
Hérnia de Disco
Postado em 02/01/2017
CONTATO


Eu
Consultório
Clínica Neurológica
Trav. Dom Romualdo de Seixas, 1698
Ed. Zion Business, sala 2303
CEP: 66055-200, Bairro Umarizal
Belém-Pará-Brasil
Veja como chegar
Fone: (91) 3038-1088
Email: caflobao@yahoo.com.br
Ambulatório Hospitalar
Hospital Saúde da Mulher
Trav. do Chaco, 1503, 1º andar
CEP: 66085-220, Bairro Marco
Belém-Pará-Brasil
Veja como chegar
Fone: (91) 3181 7000 | 3239 9000
Copyright @ 2012 - Todos os direitos reservados