Hérnia de Disco
O termo hérnia de disco significa a saída ou projeção de uma porção do disco intervertebral de seu local normal. O disco intervertebral é a cartilagem que se localiza entre os corpos das vértebras da coluna vertebral.
Como no interior da coluna vertebral passam importantes elementos neurais, como a medula espinhal e as raízes neurais, essas hérnias podem comprimir as estruturas neurais e causar sintomas relacionados a esta compressão.
A coluna vertebral do ser humano é dividida, conforme a sua localização, nos segmentos cervical, torácico, lombar e sacral. As hérnias de disco ocorrem com mais frequência nas porções mais móveis da coluna, em especial, na região lombar. Todavia, também existe hérnias nos segmentos cervical e torácico.
Conforme a localização da hérnia, o paciente apresentará tipos diferentes de sintomas. Hérnias nas regiões mais altas podem afetar os braços, pernas e podem afetar algumas funções fisiológicas como a micção, evacuação e deambulação, já as hérnias mais baixas, afetam apenas as pernas e podem afetar as funções fisiológicas acima citadas.
As causas das hérnias de disco são variadas, desde causas genéticas, passando pela sobrecarga do peso corporal, sobrecarga de atividades de trabalho e atividades físicas excessivas até os vícios posturais individuais de cada pessoa.
É importante se identificar os sintomas de hérnias discais para que estas possam ser tratadas o quanto antes, uma vez que compressões neurais não tratadas podem gerar sequelas para o paciente.
Dentre os sintomas mais frequentes encontram-se a dor irradiada, que é a dor no trajeto da raíz neural que está sendo comprimida pela hérnia. Neste caso podem haver sintomas nos braços ou nas pernas e muito raramente no tórax. Também são comuns os sintomas sensitivos relacionados ás compressões como os formigamentos, câimbras e até mesmo a perda da sensibilidade em parte dos membros. Caso mais graves podem cursar com perda de força dos membros, dificuldade para andar e até a perda do controle de esfíncteres urinário e fecal.
O tratamento da hérnia de disco varia deste o tratamento com repouso, medicação, tratamento fisioterápico e postural até o tratamento cirúrgico que, conforme o caso, pode ser necessária técnica descompressiva, que atualmente se faz através de acessos minimamente invasivos, até a possibilidade de ser necessária instrumentação da coluna com placas, parafusos, hastes e próteses.