Cefaléia Crônica Diária
A cefaleia crônica diária (CCD) é um tipo de dor de cabeça que envolve um grupo de causas primárias de dor de cabeça que acomete as pessoas durante mais de 15 dias por mês, com duração de no mínimo 4h de dor por dia, por pelo menos 3 meses.
Dores de cabeça primárias são aquelas que não são secundárias a outras patologias como traumatismos, tumores, AVCs, infecções, etc.
As causas mais comuns de CCD são a enxaqueca crônica e a cefaléia do tipo tensional crônica, sendo a primeira a causa mais comum de CCD. As CCD atingem de 3% a 5% da população geral e corresponde a aproximadamente 40% dos atendimentos de pacientes com cefaléia em um consultório especializado.
Existe a necessidade absoluta de se fazer um correto diagnóstico deste tipo de doença para que o tratamento adequado possa ser iniciado. O diagnóstico envolve uma consulta com o médico especialista, o exame clínico neurológico e alguns exames complementares, quando necessários. Esses exames podem ser, dependendo do caso, exames de laboratório, tomografias computadorizadas, ressonâncias magnéticas e mapeamentos cerebrais.
O médico especialista é capaz de distinguir entre as cefaléias primárias e aquelas secundárias, ou seja, causadas por alguma outra doença que, por vezes, podem ser mais graves.
Baseado neste diagnóstico preciso é estipulado um tratamento que envolve orientações sobre comportamentos da vida diária e a utilização de medicação.
A cefaléia crônica diária (CCD) é uma doença limitante que afeta bastante a qualidade de vida do paciente. Se não tratada adequadamente pode associar-se com outros transtornos como a ansiedade, depressão e insônia, dentre outros, por isso seu tratamento deve ser iniciado tão logo diagnosticada.