A CIFOPLASTIA é um procedimento percutâneo, minimamente invasivo, para o tratamento de fraturas da coluna vertebral.
A técnica é feita por uma abertura de menos de 1cm na pele. Consiste na punção por uma fina agulha do corpo da vertebra fraturada, correção da fratura pela insuflação de um balão e injeção de cemento acrílico no seu interior.
Suas principais indicações são as fraturas patológicas da coluna vertebral causadas pela osteoporose e por tumores, quer sejam benignos ou malignos. Traumatismos da coluna com fraturas que não melhorem com o tratamento clínico também são uma indicação ao procedimento a ser julgada pelo neurocirurgião.
As fraturas vertebrais são doenças graves devido a grande dor que causam, piora significativa na qualidade de vida do paciente, internação hospitalar prolongada, possibilidade de ser preciso cirurgias e pela necessidade do uso contínuo de analgésicos e anti-inflamatórios.
A literatura demonstra que, com a CIFOPLASTIA, a melhora da dor ocorre em mais de 90% dos paciente, é imediata e duradoura. O tempo de permanênca hospitalar para a realizaçãpo do procedimento é curto e as chances de complicações são pequenas.
Em curso realizado em Campinas, no dia de 22 de setembro de 2012, o Dr. Carlos Lobão participou de discussões quanto às indicações, uso da técnica e seus resultados com renomados especialistas de todo o Brasil.