Os tumores glômicos são tumores raros, usualmente benígnos, de crescimento lento e mais frequente no sexo feminino, na meia idade.
Geralmente começam a dar sintomas relacionados ao ouvido, como zumbidos, vertigem e perda auditiva, pois são tumores que também envolvem a mastóide, o osso do ouvido. Conforme vão crescendo, podem atingir a cavidade craniana dando sintomas neurológicos, ou podem crescer em direção ao pescoço e afetar os nervos cranianos baixos.
Nervos cranianos são nervos que nascem diretamente do encéfalo e inervam, principalmente, regiões da cabeça. Os nervos cranianos mais frequentemente envolvidos peço cresciemento do tumor de glomus jugular são os relacionados com audição e equilíbrio, com movimentos da face, da lingua e com a deglutição. Por isso, esses são os sintomas neurológicos que mais frequentemente ocorrem em pacientes com tumores de glômus jugular.
O diagnóstico é feito por exames de imagem e por investigação neurológica e do ouvido. A ressonância magnética e a tomografia computadorizada do crânio e do pescoço geralmente são os exames iniciais a serem solicitados para a investigação destes tumores. Na fase de planejamento do tratamento, outros exames podem ser necessários, como a angiografia dos vasos do pescoço e da cabeça.
Os tumores glômicos são tumores de tratamento complexo devido ocuparem uma região bastante delicada na base do crânio, a região que envolve a porção inferior da cabeça onde esta se conecta com o pescoço e a face.
Quando diagnosticados, esses tumores podem ser conduzidos apenas com seu acompanhamento clínico com exames de imagem, com cirurgias ou por vezes com uso de radioterapia.
Dependendo do tamanho e localização do tumor e de características do paciente, a cirurgia pode precisar ser realizada por mais de uma especialidade médica envolvendo a colaboração do neurocirurgião que atue em base de crânio, bem como de otorrinolaringologistas e cirurgiões da cabeça e pescoço.
É uma doença cujo tratamento é um desafio, mas que quando realizado de forma consciente e por equipe bem preparada, pode oferecer melhora significativa na qualidade de vida do paciente.