O Bruxismo é o ranger dos dentes durante o sono. Sua causa é multifatorial e está relacionado a fatores orgânicos e psicossomáticos.
Uma de suas consequências é o desgaste progressivo dos dentes que pode gerar dores crônicas nos dentes e até fraturas e fissuras destes.
Também pode gerar desgaste e dores na articulação temporomandibular (ATM), o que é uma das causas de dores persistentes na face.
Devido a contraturas frequentes da musculatura mastigadora, o Bruxismo também é uma das causas de cefaléia crônica.
Algumas pessoas também podem apresentar o ranger dos dentes excessivos durante o dia, um quadro de apertamento contínuo dos dentes que também podem gerar os sintomas acima.
O Bruxismo está intimamente relacionado com fatores emocionais e o controle destes é um dos pontos de seu tratamento, seja através de atendimento psicológico, seja através de medicação.
Também faz parte do tratamento do Bruxismo o uso de aparelhos contentores dos dentes para evitar o desgaste deles. Este tratamento é feito pelo odontologista.
O Bruxismo é uma doença muito comum e suas consequências podem levar a uma perda grande da qualidade de vida do paciente, afetando diretamente tanto os dentes, como o sono e podendo gerar dores persistentes na região craniofacial.