A Neuralgia Pós-herpética é uma complicação da doença de pele denominada de Herpes Zoster, também chamada popularmente de Cobreiro. É infecção causada pelo Herpesvírus humano tipo 3 (HHV3), mesmo vírus causador da Catapora.
Mais comum em pessoas com mais de 60 anos, mas pode afetar qualquer idade. Geralmente acomete pessoas que já tiveram contato com o Vírus da Varicela-Zóster. Esse vírus permanece latente em um determinado nervo do hospedeiro se manifesta, mas comumente, em casos de baixa de imunidade.
Na sua fase aguda, a infecção apresenta-se com erupções bolhosas na pele com dor e coceira em um trajeto específico do nervo acometido, que pode ser na face, nos membros, no tórax ou no abdomem. Com o passar do tempo pode ocorrer a Neuralgia Pós-herpética, caracterizada por dor em queimação, ardência, alterações da sensibilidade e vermelhidão neste local.
O tratamento desta doença pode ser feito com medicações tópicas e medicações via oral, que geralmente envolve o uso e remédios para doenças neurológicas.
O neurologista deve ser procurado e o tratamento instituído por este no caso deste diagnóstco, pois trata-se de dor, com frequência, de difícil controle e de longa duração.