Disfunção Têmporo-Mandibular e Cefaléia
A Disfunção Têmporo-Mandibular é um conjunto de sinais e sintomas relacionados a disfunções dos músculos da mastigação, articulação têmporo-mandibular e estruturas oro-faciais associadas a esta área.
Estudo realizado na população brasileira, na Universidade Federal da Paraíba, e recentemente publicado nos Arquivos de Neuro-psiquiatria apontam para uma importante relação entre sintomas relacionados com as Disfunções Têmporo-Mandibulares em pacientes com diagnóstico de Enxaqueca e com Cefaléia do Tipo Tensional.
Neste estudo observaram-se sintomas de Disfunção Têmporo-Mandibular em 71,4% dos pacientes com Enxaqueca e em 38,1% dos pacientes com Cefaléia do Tipo Tensional. Esses dois tipos de cefaléia, a Enxaqueca e a Cefaléia do Tipo Tensional, são os dois tipos mais frequêntes de causas de dores de cabeça na população em geral.
O estudo mostra ainda que a relação de sintomas de Disfunção Têmporo-Mandibular é quatro vezes mais frequentes em pacientes com Enxaqueca do que em pacientes com Cefaléia do Tipo Tensional, em especial em pcientes do sexo feminino.
Frente a este quadro, é importante que pacientes com dores de cabeça constantes sejam investigados por um especialista. Primeiramente para se fazer um diagnóstico preciso da causa da sua dor de cabeça, e consecutivamente para se determinar demais fatores que possam estar relacionados com esta dor, como é o caso das Disfunções Têmporo-Mandibulares.