Um dos tipos tratáveis e reversíveis de Demência é a Demência por carência de Vitaminas do Complexo B. O Complexo da Vitamina B é composto por várias substâncias. As que mais afetam o sistema nervoso são:
- Vitamina B12 (Cianocobalamina): Encontrada em alimentos de origem animal como carne, peixe, frango e laticínios;
- Vitamina B6 (Piridoxina): Encontrada em frutos do mar, grãos, nozes, soja, banana, batata doce e ameixa;
- Vitamina B1 (Tiamina): Encontrada nas carnes de porco, de ave e de vaca, grãos inteiros com casca e legumes;
- Àcido fólico: Encontrado em carnes em geral, cereais, feijão, vegetais verdes e frutas.
As vitaminas do Complexo B tem um importante papel na manutenção do sistema nervoso central e periférico além de combater um grande vilão do organismo chamado Homocisteína. A carência das Vitaminas do Complexo B pode gerar além da demência, delírios, neuropatias periféricas, neuropatias ópticas, distúrbios da língua, fraqueza muscular, doenças cardíacas, entre outros sinais e sintomas.
O diagnóstico da deficiência de Vitaminas do Complexo B é feito pelo exame clínico-neurológico, exames de eletroneurodiagnóstico e de exames de sangue.
O tratamento envolve a identificação e reposição da Vitamina deficiente, tratamento dos sintomas de dor e sensibilidade alterada, reforço muscular com fisioterapia apropriada e orientações dietéticas.
Fato interessante é a associação das Hipovitaminoses com outros quadros carenciais como ocorre em etilistas crônicos, pessoas em dieta, em pós-operatório de cirurgias para obesidade e pessoas com uma doença chamada Anemia Perniciosa, doenças essas que também devem ser tratadas.